História

O Colégio 14 de Julho localiza-se na Av. Deputado Emilio Carlos, 3517 no bairro Vila Nova Cachoeirinha que foi criado no dia 05 de agosto de 1933 - a mesma data de fundação da Associação Nipo Brasileira, a primeira organização popular local estabelecida por antigos proprietários de chácaras, de origem nipônica, com o objetivo de organizar e unir a população local e preservar a sua cultura. Era a antiga Cachoeirinha ganhando ares urbanos.

O nome da Cachoeirinha, por exemplo, deve-se ao fato de ter existido, em época passada, uma cachoeira que servia como área de lazer e de piquenique aos moradores e infelizmente, foi soterrada para dar passagem à Avenida Inajar de Souza.

Por volta de 1944 nasceu o Largo do Japonês e foi fundada a primeira casa comercial do bairro que pertence a família de imigrantes Sushiyama. Era uma antiga "venda", como eram conhecidos os mercadinhos daquela época.

O colégio foi inaugurado no ano de 1990, procurando suprir a necessidade sociocultural da região que encontrava-se em amplo crescimento e era carente de uma sólida instituição educacional. O nome 14 de Julho simboliza um importante acontecimento na história mundial - A Queda da Bastilha - que ocorreu no dia 14 de julho de 1789, quando o povo de Paris saiu às ruas para protestar contra o regime monárquico opressor. Os populares invadiram a Bastilha, fortaleza que simbolizava o Absolutismo Real, libertaram presos e derrubaram o prédio. O fato simboliza o início da Revolução Francesa.

Em 2009, nasceu a bandeira do colégio a partir do trabalho de um grupo de estudantes do ensino médio que, orientados pelo prof. Ivan Lima, desenvolveram projetos e apresentaram as propostas. A escolha foi feita pela comunidade que visitou a escola e pelos internautas que acessaram o site do colégio. Assim foi escolhida a bandeira que hoje representa o mais novo símbolo de nossa instituição. Suas cores seguem às da bandeira nacional da França, onde o azul representa o poder legislativo, o branco o poder executivo e o vermelho o povo ; remetendo-se ainda ao lema da Revolução Francesa -Liberdade (Liberté), Igualdade, (Égalité) e Fraternidade (Fraternité).