Ensino Fundamental I

No ensino fundamental I, o aluno experimenta novas e ricas possibilidades. Amplia sua visão de mundo adquirindo diversas linguagens e formas de representação.

No 1º ano os alunos são inseridos num ambiente alfabetizador e todos têm seu ritmo respeitado. Para nortear esse caminho, temos como base os princípios do sistema montessoriano, criado pela educadora e médica italiana Maria Montessori, que prioriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.

Há um grande avanço cognitivo nos conhecimentos relativos à leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas.

A literatura é utilizada como fonte de conhecimento, prazer e como modelo para a produção de textos. A diversidade dos gêneros literários abordados, juntamente com as propostas de reflexão, visa o desenvolvimento da argumentação, da oralidade e do enriquecimento do vocabulário. Os desafios propostos em todas as áreas curriculares proporcionam o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de antecipação, cálculo e registro.

A organização de projetos de trabalho - propostos de acordo com a necessidade dos conteúdos de cada ano e unidades didáticas - despertam  para o senso de organização e os hábitos de estudo. Paralelamente à construção de conceitos e procedimentos, o estudante desenvolve atitudes e valores em que se fundamenta a sociedade.